Vinte e três microempreendedores tiveram créditos pré-aprovados

Somente vinte e três micros e pequenos empreendedores de Amaturá assinaram a solicitação de contrato de empréstimo oferecido pela Agência de Financiamento do Amazonas (Afeam) realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) encerrado na noite desta sexta-feira na sede da Prefeitura. Os contratos serão ainda analisados pela agência e a liberação prevista no máximo em 30 dias. A ação de crédito teve apoio da Sala do Empreendedor e do setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Amaturá.
Os 23 beneficiados representam 32% dos 70 candidatos à ação de crédito da Afeam, iniciada na semana passada com o curso de capacitação ministrado pelo Sebrae. Mais da metade dos inscritos não conseguiram atender os requisitos para receber empréstimo a juros baixos oferecidos pela agência de fomento estadual.
A assinatura das solicitações de empréstimo contou com a presença do prefeito Joaquim Corado. Ele observou que o município é um exportador de capital devido ao baixo empreendedorismo na cidade, destacando a importância dos microempreendedores.
Lembrou que a cota de R$ 120 mil disponibilizados para empréstimos aos empreendedores locais é consequência da inadimplência. Ele salientou a necessidade de os micro e pequenos empresários de se formalizarem.
 A consultora do Sebrae, Fabíola Pedraça, reforçou a necessidade de os tomadores de empréstimo pagarem em dia o financiamento, ampliando assim o acesso ao crédito. Durante a preleção ela voltou a orientar os microempreendedores a aplicarem na prática o conhecimento adquirido durante o curso de capacitação que antecedeu a ação de crédito.
Devido ao pequeno montante destinado a Amaturá, ela solicitou da Afeam mais 20% de recursos para atender a demanda.
A ação de crédito resultou em três créditos especiais no valor de R$ 22 mil e 20 microcréditos em valores variando de quatro a dez mil reais.