Prefeitura incentiva produção de bio e ecojoias em Amaturá

Cerca de 30 artesãs estão participando desde o dia 2 de julho do curso de bio e ecojoias promovido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amaturá por meio das secretarias municipais da Assistência Social e Cultura. Com duração de 100 horas o que equivale um mês de curso. O curso é ministrado pela instrutora Nazaré Lopes do Cetam e tem por objetivo a capacitação na produção de artesanato regional de boa qualidade.
O curso conta com 30 participantes, a maioria mulheres e mais da metade indígenas.
Segundo a secretária da Assistência Social Graça Alencar o curso faz parte da programação que antecede a segunda Feira de Produtos e Artesanatos promovido pela Prefeitura de Amaturá a ser realizada em outubro.
“Esse curso já faz parte da segunda edição da Feira de Produtos e Artesanatos promovido pela Prefeitura de Amaturá, a ser realizado em outubro. Toda a produção será exposta para a venda na Feira, além aprimorar a mão de obra voltada para o artesanato com produção de peças com bom acabamento e qualidade”, afirmou.
A instrutora Nazaré Lopes destacou o interesse dos participantes em aprender a produzir artesanato e daqueles que já produzem e que procuram aprimorar as técnicas para a produção das peças.
Ela destacou o fato de o curso servir também para que hajam agentes multiplicadores no município
“As pessoas que vão certificar com as melhores notas serão multiplicadoras. Ao invés de vir instrutores de fora, vamos ter instrutores locais com aquelas pessoas que se saírem melhor e que tenham um bom acabamento no artesanato, combinação de cores”, observou.
O curso será encerrado na próxima semana com a entrega dos certificados. (Fotos: Christian Nogueira)