Prefeitura e IDAM promovem ações para o fortalecimento da produção

A Prefeitura Municipal de Amaturá por meio da Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Interior em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), fez a doação de mais de meia tonelada de semente de milho para 72 agricultores familiares. A doação das sementes fez parte de uma série de ações realizadas a partir de maio com objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município de Amaturá.
As ações contaram com a participação da secretária Municipal de Produção Núbia Franco, do técnico agrícola Benedito Simão e do líder local do IDAM, Jonas Cícero de Oliveira.
Segundo Benedito Simão, as atividades realizadas em parceria com o IDAM abrangeram 13 comunidades rurais com a participação do líder local do IDAM, Jonas Cícero de Oliveira.
As atividades englobaram palestras orientando sobre a obtenção da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), do Cartão do Produtor Primário (CPP) conhecida como carteira de agricultor, visitas técnicas com orientações sobre o cultivo de mandioca, banana e hortaliças.
A ações englobaram ainda reuniões com esclarecimentos e normas para obtenção de crédito rural, procedimentos sobre a doação de implementos agrícolas, acesso à aposentadoria rural e concessão do benefício de salário maternidade.
Benedito Simão informou que foram doados 731 kg de milho da variedade cultivar BRS 4103 e que em breve a Prefeitura e o IDAM vai distribuir 300 kilos de sementes de feijão tipo Calpi aos agricultores para o plantio na várzea.
As atividades foram desenvolvidas com os produtores rurais das comunidades de Boa Esperança, Bom Sossego, São Domingos, Nova Canaã, Colônia, Deus Proverá, Niterói, São Sebastião, Nova Jesuânia, Bom Pastor, Nova Itália, Caminarú e Maraitá II.
Ao todo as ações abrangeram o universo de 173 famílias.