Escolas indígenas realizam desfile cívico em Nova Itália

Alunos, professores, demais servidores das escolas e funcionários do Polo de Saúde Indígena realizaram na manhã desta quarta-feira, desfile cívico em comemoração ao dia 5 de setembro, data em que o Amazonas foi elevado à categoria de Província do Grão Pará. O desfile foi realizado na Comunidade Indígena de Nova Itália, maior comunidade indígena do município de Amaturá (a 1072 km de Manaus). O desfile contou com a presença do prefeito de Amaturá, Joaquim Corado, da secretária Municipal de Educação, professora Helen Aquino e da secretária para Assuntos Indígenas, Cláudia Carvalho.
O desfile foi realizado na área em frente a Escola Municipal Indígena Santa Fé. Alunos de outras três escolas indígenas, as municipais Nova Esperança, Padre Santo e a estadual, Manoel Saldanha Filho participaram em uma demonstração de civismo.
Após o hasteamento das bandeiras sob os acordes do hino Nacional e do Estado do Amazonas, a organização do desfile prestou homenagem ao gestor da Escola Municipal Padre Santo, Gilberto Lumbato Lima e aos servidores Arlesson Alves Oliveira e Rozinaldo Franco dos Santos.
O prefeito Joaquim Corado foi recebido na comunidade pelo cacique da Comunidade de Nova Itália Adalberto Pereira e demais lideranças indígenas. Em sua fala, falou do empenho de sua administração em melhorar as condições de ensino com a retomada da construção das escolas paralisadas desde 2016 e incluindo uma quadra coberta para a prática esportiva na comunidade.
No desfile de quase três horas sob o sol escaldante, os alunos se esmeraram nos trajes, muitos deles retratando a cultura indígena desde as crianças do jardim de infância até os adolescentes estudantes do ensino médio. (Fotos: Eduardo Gomes)