Amaturá promove ações contra abuso e à exploração sexual

Dezenas de crianças e adolescentes participaram na tarde deste sábado (18/05) de passeata alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Prefeitura Municipal de Amaturá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar. A passeata apoiada pelas secretarias municipais de Saúde e Educação percorreu as ruas da cidade.
A concentração teve início às 15 horas na Praça São Cristóvão. Alunos das três escolas municipais, Eudócia Andrade, Vitória Simão e Silvio Pinto muitos acompanhados dos pais, profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação participaram da caminhada iniciada pouco depois das 17 horas e encerrando da Quadra Poliesportiva Antonieta Zau.
Na quadra, a secretária Municipal de Assistência Social, Graça Alencar falou da importância da data e da participação da sociedade no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº. 9.970/2000. Teve como origem com o sequestro, violência sexual e assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo no dia 18 de maio de 1973 em Vitória (Espírito Santo) cujo corpo foi encontrado seis dias depois. Os suspeitos do crime dois jovens de famílias influentes no Estado foram indiciados e foram condenados inicialmente e absolvidos em um segundo julgamento.